10 maio, 2013

As Duas Faces do Amor


Existem inúmeras definições para a palavra amor. Cada um pode dar sua definição pessoal para esta palavra. No dicionário podemos ver a seguinte definição de amor:

1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos.




Podemos ver que existem diversas definições para a palavra amor. Podemos amar pessoas, objetos, trabalho, deuses e etc...

A gente usa demais a palavra amor. Você já usou alguma das seguintes expressões?

Eu amo esse perfume!
Eu amo essa roupa!
Eu amo esse homem!
Eu amo esse sapato!
Eu amo o que faço!
Eu amo meu trabalho!
Eu amo meu cachorro!
Eu amo o Sol!
Eu amo o frio!
Eu amor meus filhos!
Eu amo minhas amigas!

A gente ama demais, concorda???

Mas será que nós sabemos o real significado do amor? Eu penso que a gente vive muito bem o significado do amor que RECEBE. É muito fácil receber amor. Você não precisa se esforçar, na realidade você não precisa fazer nada! Todo mundo quer ser amado, paparicado, presenteado. E isso não é ruim, isso é muito bom. Mas é apenas uma face do amor. O amor tem duas faces. A face que RECEBE e a face que DÁ.

Engraçado que no texto de I Coríntios 13, que fala sobre o amor, é toda a descrição do amor que DÁ.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7


A parte que mais dói é: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Dói porque a nossa natureza caída, é egoísta. Porque amor para nós, só pode ser algo bom. Algo que traga alegria, felicidade, realização, conforto. Mas pela palavra de Deus a gente descobre essa outra face do amor. O amor que dói, o amor que tudo SOFRE!
É por isso que tantos casamentos estão sendo desfeitos. O mundo não conhece esse Amor que sofre o dano por amor ao outro. Começou a doer, eu descarto porque não me serve mais.

Você já ouviu alguma moça solteira com o desejo de se casar, porque quer cuidar da roupa do seu futuro esposo, porque quer limpar a casa, porque quer amar sem receber nada em troca? Eu nunca ouvi. Uma solteira quer se casar porque quer alguém para lhe dar carinho, proteção, para aquecê-la nas noites frias, para ajudá-la a dividir o fardo. É o amor que RECEBE.

Em uma medida ou outra, os pais são aqueles que experimentam essa face do Amor que DÁ, sem receber nada em troca. O Pai que trabalha para alimentar sua família, não irá cobrar dos filhos o valor do almoço e do jantar, ele faz por amor. É obrigação do pai e o filho não ficará agradecendo e dando grande valor ao esforço do pai, toda vez que sentar-se à mesa.

Precisamos aprender com o Senhor, o verdadeiro significado do amor.
Em João 3:16 a bíblia diz:

Porque Deus AMOU o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus AMOU, ele DEU. Deu o próprio filho. Imagine a dor de entregar um filho para a morte. Foi isso que Deus fez por amor de cada um de nós. Essa é a outra FACE do amor, o amor que sofre para beneficiar o outro, o amor que DÁ. Deus deu o filho para que nós recebêssemos a vida eterna. É disso que a palavra está falando em I Coríntios 13. Esse é um texto muito conhecido que já até virou música famosa. Mas não pode ficar apenas em poesias, precisa ser real em nossas vidas. O Amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.

Viva o amor por completo. Deixe Deus te ensinar a viver o amor que DÁ, sem esperar nada em troca. Deixe Deus te ensinar a viver as duas Faces do Amor.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...