20 maio, 2013

As suas roupas FALAM !









Você sabia que a roupa que você veste fala muito sobre você?
Você sabia que a bíblia fala claramente sobre vestimentas e que Deus se importa com isso?









Queria compartilhar com vocês o que tenho aprendido com o Senhor esses dias através de várias circunstâncias, sobre as roupas que vestimos.



Para eu começar a falar do assunto, quero te dar um exemplo:

O pijama é uma roupa que usamos para dormir. Alguém precisa dizer que quer dormir quando está vestindo um pijama? Você sai para trabalhar usando pijama? O que será que os seus colegas de trabalho diriam se você chegasse para trabalhar de pijama?
Eu sou alguém que adora usar pijamas. Pela manhã, depois de uma noite mal dormida, eu não quero tirar o pijama.

Sabe por que eu não quero tirar o pijama? Porque eu estou querendo dizer que ainda estou com sono, ainda estou cansada e o pijama dá aquela sensação de que ainda há uma possibilidade de dormir mais um pouquinho. É a vontade de que a noite não tivesse passado tão rápida e o dia não me chamasse para cumprir todas as minhas obrigações.
Percebeu o que eu estou querendo te dizer? Não é verdade que as roupas falam?
Quando uma pessoa está deprimida, ela não tem vontade de acordar e trocar de roupa. Ela quer ficar de pijama o dia inteiro e com isso ela quer dizer que não está disposta a viver aquele dia.

Um outro exemplo são as roupas que usamos para ir a um casamento. Quando eu vou a um casamento eu quero usar a minha melhor roupa e de preferência (para as mulheres) não repetir a roupa usada no último casamento. Sabe o que eu quero dizer quando coloco a minha melhor roupa para ir a um casamento? Que eu estou honrando os noivos, pois sei que é um dia muito especial para eles e será para mim também, então visto o meu melhor. Quando alguém aparece de bermuda em um casamento, ela quer dizer com sua roupa que não se preparou para estar ali e que a cerimônia não é importante para ela.



E assim queridas, é o nosso dia também. As nossas roupas refletem a nossa personalidade e a nossa intenção. Uma garota de programa por exemplo, elas não precisam ficar com uma plaquinha dizendo que são garotas de programa. As suas roupas ou a falta delas, falam por si só.

E o que a bíblia diz sobre as nossas vestes? A palavra vestes aparece mais de 350 vezes na bíblia.
No velho testamento, podemos ver a importância das vestes e das cores e seus significados. Quando Deus mandou construir o tabernáculo, ele deu todas as instruções sobre a construção e também instruiu como deveriam ser as vestes dos sacerdotes e suas cores também. Tudo com um significado. Deus trabalha com símbolos e todos têm significados.

Mas falando primeiro sobre o significado das nossas vestes, tudo começou com o pecado de Adão. A primeira vez que vimos sobre as vestes na palavra, foi quando o homem e a mulher comeram do fruto da árvore que Deus ordenou que não comessem e se esconderam da presença de Deus, pois enxergaram a sua nudez. Até ali, Adão e Eva não usavam roupas e isso era normal, pois não havia o conhecimento do bem e do mal. Mas a partir do momento em que comeram do fruto, eles se esconderam de Deus, pois os seus olhos foram abertos e viram a sua nudez. E o próprio Deus (Gen.3:20) fez vestimentas de peles para Adão e Eva e Deus mesmo os vestiu. Vimos que o objetivo das nossas vestes é cobrir a nossa nudez. Por causa do pecado, para cobrir o que estava descoberto.

Em Êxodo 25, Deus manda Moisés e o povo construírem o tabernáculo (santuário), o lugar onde Deus habitaria no meio deles. E aí vemos pela primeira vez Deus falar sobre as vestes e sobre as cores.
Deus manda que os homens hábeis a quem Ele encheu do espírito de sabedoria, que fizessem vestes especiais para Arão e seus filhos, conforme Ele descreveu que fossem feitas, para que o sacerdote fosse consagrado para ministrar diante dEle. Além do Senhor detalhar os materiais e as cores que as vestes deveriam ser feitas ele disse que a roupa sacerdotal deveria ser uma obra esmerada. 


Esmerada significa: Executar um trabalho com cuidado minucioso. / Tornar perfeito. / Empenhar-se em fazer as coisas com perfeição.
O material e as cores escolhidas para essa roupa por Deus foram: “e usarão linho fino, fios de ouro e fios de tecido azul, roxo e vermelho." Êxodo 28:5

O que Deus queria falar através dessa roupa? Vamos ver o significado do material e das cores, dessa vestimenta.

O tecido de LINHO, significa pureza e justiça dos santos (Apoc. 19:8);
A cor OURO simboliza a glória de Deus;
A cor AZUL aponta para o céu;
O ROXO ou púrpura simboliza realeza, majestade;
A Cor VERMELHO simboliza o sangue, sacrifício.

* (Veja no fim do post, o significado bíblico com as referências sobre as cores.)

Sem a pureza (linho), sem olhar para o Senhor (azul), sem o sacrifício (vermelho) e sem reconhecer a majestade de Deus (roxo), não podemos entrar em sua presença e vermos a sua Glória (ouro). Esse era o significado das vestes do sacerdote.

Deus se preocupa também com as nossas vestes e com o significado (o que elas vão falar) sobre nós também. O sacerdote deveria entrar na presença de Deus com uma roupa especial e que fosse consagrada para ser santificada ao entrar na presença do Senhor.

"Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele." Êxodo 29:21

O que as nossas roupas hoje tem a ver com os sacerdotes do passado? 

Hoje nós somos os sacerdotes do Senhor!

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" 1 Pedro 2:9

Estamos em sua presença em todo tempo e devemos com as nossas roupas honrar a Deus e a sua presença santa. Hoje o tabernáculo de Deus somos nós. O Espírito Santo de Deus habita em nós, somos o templo do Espírito Santo. Somos o tabernáculo de Deus vivo!

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19

Não pertencemos a nós mesmos. Somos de Deus! Representamos a Deus! 
O que dizer então da forma como vestimos o templo de Deus?

Você consegue enxergar a importância de se preocupar com aquilo que você veste?
Principalmente nós mulheres, temos que tomar muito cuidado com as nossas roupas, pois o padrão do mundo não é o padrão da palavra. No mundo as roupas falam de ostentação, luxúria, exposição e sensualidade. Na palavra vemos que a roupa foi feita por Deus para cobrir, cobrir o pecado e o diabo quer fazer o oposto. Ele quer expor, mostrar, desnudar. Esse é o padrão do mundo e não o de Deus. Em qual padrão você se encaixa? 

Não estou dizendo que você não pode vestir roupas caras e bonitas, mas qual é a motivação ao vestir suas roupas? Cobrir o templo de forma digna e agradável a Deus, ou expor e chamar a atenção para você?
Que Deus fale conosco e que honremos a Deus com nossas vestes de forma digna e que agrade a Deus!



SIGNIFICADO BÍBLICO DAS CORES

A Bíblia não fala de todas as cores, más dá o significado das cores primárias, das quais em mistura, resultam todas as outras cores. As cores primárias são o Amarelo, Azul (ciano), e Vermelho.

BRANCO Luz, Limpeza, Clareza Mateus 28:3 / Marcos 9:3/ Apocalipse 3:18 3:9/ Lucas 9:29

PRETO Escuridão, Luto Ezequiel 31:1 / II Samuel 14:2

AZUL Céu, cor Celestial Ester 1:6

VERMELHO, CARMESIM Sacrifício, Sangue, purificação Isaías 1:18 / Mateus 27:28

ROXO, PURPURA Realeza, Majestade Daniel 5:16 / Prov 31:22

CINZA Humilhação, Arrependimento Ester 4:1 / Jeremias 6:2

OURO, AMARELO Glória de Deus, Riqueza Salmo 68:13 / Apocalipse 21:23

VERDE Frutificar, Renovo Salmo 52:8 / Salmo 92:14
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Um ótimo ensinamento!
Podemos pensar também nas nossas roupas quando vamos ao trabalho.
Quando vamos numa entrevista ou quando temos muito contato com clientes no nosso trabalho, temos que nos preocupar com as nossas roupas, a nossa imagem. Temos que utilizar roupas mais formais. :)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...